Alma Empresarial no controle do Stress

Apresentação

O estresse no trabalho é algo visto com frequência no mercado. Por isso, é essencial que a empresa saiba como implementar práticas para promover mais bem-estar aos
profissionais.

Necessidade

O estresse afeta não apenas a saúde do colaborador, como também o cotidiano da empresa. É uma condição que gera o desgaste emocional e físico do colaborador.

No geral, o resultado do estresse aparece em sintomas, como: irritabilidade, queda na produtividade, taquicardia, confusão mental, cansaço etc.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui uma estatística de que mais de 300 milhões de pessoas sofrem depressão e ansiedade no mundo inteiro.

Isso causa uma perda de US$ 1 trilhão na economia mundial todo ano. Esse volume de dinheiro acaba sendo gasto em licenças médicas ou então pela baixa produtividade.

Mas, com o investimento em ações para melhorar a cultura organizacional, é possível recuperar esse dinheiro.

Segundo a pesquisa “Mental Health and Substance Use”, para cada 1 dólar investido em ações que promovem melhorias na saúde e bem-estar mental dos colaboradores, US$4 são convertidos em ganhos pelo aumento da produtividade.

Ou seja, um bom estudo e um plano estratégico para promover uma cultura pautada na felicidade do profissional, é uma ação que pode melhorar a rentabilidade para a empresa.

E, além disso, proporcionará mais saúde e qualidade de vida no trabalho.

PLANO ESTRATÉGICO

Objetivo:

  • Mapear os sintomas;

  • Monitorar qualitativamente a influência sintomatológica do ambiente empresarial;

  • Monitorar quantitativamente o nível de estresse dos colaboradores da empresa.

Meta:

  • Alcançar um nível de conscientização;

  • Melhorar a qualidade de vida da dos colaboradores;

  • Diminuir e prevenir a incidência de atestados e licenças médicas.

Recursos:

  • Treinamento/Palestra;

  • Sessões clínicas/psicoterápicas;

  • Diagnóstico setorial;

  • Diagnóstico Panorâmico.

Fórmula:

Média de todos os colaboradores.

Periodicidade:

De 15 a 30 dias.

Especificação das fases na próxima sessão.

1° FASE: QUESTIONÁRIO/MAPEAMENTO

Será aplicado um questionário para levantamento de dados, direcionado a investigação, quantificação e qualificação da demanda proposta pela empresa.


Previsão temporária: 1 a 2 dias (pode ocorrer variação dependendo da quantidade de
funcionários).

2° FASE: APURAÇÃO E DEVOLUTIVA DE RESULTADO

Nesta fase, trabalha-se na apuração do resultado e faz-se uma devolutiva sugestionada para a próxima fase.


*** Devolutiva sugestionada: Apresentação do resultado com sugestões de ação e melhorias, focadas nas dores apontadas.***


Previsão temporária: 5 a 10 dias (pode ocorrer variação dependendo da quantidade de funcionários).

3° FASE: ORIENTAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Será oferecida uma palestra/treinamento de orientação e conscientização focada em amenizar as dores apresentadas no resultado dos questionários.


Essa palestra/treinamento, pode ser realizada para toda equipe. Ou de forma mais estratégica, para não comprometer a produtividade da empresa.


Sugere-se realizar a palestra/treinamento para equipes mistas, em horários e/ou dias diferentes.


Previsão temporária: 1 a 5 dias (pode ocorrer variação dependendo da quantidade de funcionários).

4° FASE: SESSÃO CLÍNICA / PSICOTERÁPICA COM LÍDERES

Nessa etapa, ouve-se, orienta-se e acolhe-se os líderes estratégicos da empresa (até 5 líderes) através de uma sessão psicoterápica, com duração de 30 a 50 minutos.


Considera-se essa etapa muito importante, por entender-se que os líderes são o termômetro da empresa e são o primeiro recurso antiestresse que precisa-se ter na mesma.


Previsão temporária: 1 a 5 dias (pode ocorrer variação dependendo da quantidade de funcionários).

5° FASE: DIAGNÓSTICO FINAL / DEVOLUTIVA PANORÂMICA

Nessa fase final, apresenta-se os resultados quantitativos e qualitativos de forma panorâmica trazendo sugestões de ações, para manter qualidade de vida dos colaboradores e a produtividade da empresa.


Previsão temporária: 1 a 5 dias (pode ocorrer variação dependendo da quantidade de funcionários).

Profissional especialista:

Greicy Dias. Psicóloga. Bacharela pela Instituição Centro de Ensino Superior de Juiz de 
Fora – CES/JF. 

Especialista em Psicogerontologia. 

Pós graduanda em gestão de negócios
com foco em competências comportamentais pelo Business Behavior Institute of Chicago.

Palestrante e Conferencista. 

Orientadora e facilitadora da Comunidade de Pensadores.

Diretora do Grupo Network Conexão. 

Idealizadora do Projeto Identidade e Poder.

Código de qualificação e Certificação do trabalho:

CRP/MG: 04.47312 (Credenciada pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais).

Ferramenta:

Toda ferramenta utilizada é baseada em técnicas consolidadas pela ciência comportamental
e psicológica.

Proteção de dados:

Todo mapeamento é confidencial e todos os resultados sem identificação pessoal.